Vanilla Bakery

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Halloween, quem inventou essa  festa?

No final de outubro, mais precisamente no dia 31, comemora-se o Halloween, uma festa que nos Estados Unidos equivale ao nosso carnaval em termos de mobilização e de consumo.
Embora no Brasil seja conhecido como Dia das Bruxas, o Halloween não se refere à bruxas.
Sua história e origem são controversas, mas segundo alguns folcloristas, a festa tem  raízes na mitologia celta. Os povos celtas que habitavam, entre outras regiões européias a Grã Bretanha, celebravam um festival - Samhain (final do verão),  que no calendário deles coincidia com o último dia do ano.
 Os celtas acreditavam que as almas de todas as pessoas mortas naquele ano, voltavam para a Terra para invadir os corpos dos vivos. Na noite que antecedia o ano novo, vestiam fantasias e máscaras para tentar enganar as almas. Penduravam em suas casas adornos para espantar e tochas para iluminar o caminho dos mortos.
 Ao longo dos séculos, essa tradição foi se modificando. A Igreja Católica sincronizou as datas de festas pagãs com as datas comemorativas aos santos e aos eventos ligados a ela. O dia 1 de novembro foi consagrado ao Dia de todos os Santos ou Almas e a véspera do dia de todos os santos "All Saints Eve" ou "All Hallows Eve". A palavra com o tempo foi sendo abreviada e transformou-se em Halloween.
Os irlandeses que imigraram para os Estados Unidos trouxeram na bagagem suas tradições e a festa.
Brincadeiras como os "Tricks or Treats" (travessuras ou gostosuras) e elementos como Jack O' Lantern (abóbora esculpida com velas dentro), foram sendo incorporados depois. Assim como as bruxas, que começaram a fazer parte dos festejos durante o período de "caça às Bruxas", no séculos XVI e XVII.

No próximo post falaremos da símbologia das cores e dos elementos do Halloween. Além é claro, dos cupcakes temáticos.
Bye bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário