CUPCAKE OU MUFFIN - Qual a diferença?
Há uma certa confusão com os termos. Vamos tentar esclarecer e contar um pouquinho da história e origem dos dois. Tanto o cupcake quanto o muffin têm origem britânica e são assados em forminhas de papel. Contudo as semelhanças terminam por aí. São receitas completamente diferentes.
O cupcake nasceu na Inglaterra, mas fez sucesso mesmo nos Estados Unidos do começo do século XX. Alguns dizem que o nome veio do bolo feito em xícara (ou cup em inglês). Na verdade, o que importa mesmo é que o cupcake caiu nas graças dos americanos e desde então, vem conquistando o gosto de pessoas no mundo todo.
Uma série de TV que depois virou um filme, Sex in the City, ajudou a impulsionar a sua fama. A protagonista comprava os seus cupcakes numa famosa confeitaria de Nova Iorque, Magnolia Bakery. A partir daí, o cupcake se popularizou e virou uma febre, inclusive no Brasil. Porém, muitos dos cupcakes vendidos por aqui, não são fiéis à receita original. Tem gente fazendo até com mistura de bolo pronto, daquelas que se compra em supermercado. Tradicionalmente eles não levavam recheio, pois a cobertura de creme de manteiga ou "buttercream" é que os diferencia. Mas os recheados são muito apreciados.
Hoje em dia são muitos sabores de massa, recheio e coberturas, mas os que continuam imbatíveis são os de baunilha e os de chocolate. Por outro lado o muffin, que também nasceu na Inglaterra, é feito de outra maneira. Os britânicos fazem o chamado "English muffin", muito apreciado no famoso chá das cinco, como se fosse um pãozinho. São consumidos acompanhados de geléia e manteiga.
Já americanos preparam o muffin como um bolinho, porém com menos açúcar e mais gordura do que o cupcake. A massa é mais densa e pode levar frutas como o mirtilo, a framboesa, o morango, gotas de chocolate ou granola. Normalmente não tem cobertura. São muito consumidos no café-da-manhã, mas não há quem resista ao perfume de um muffin quentinho à tarde acompanhado de uma boa xícara de café.
No Brasil é muito comum venderem muffin por cupcake e vice-versa. Agora você sabe quais são as principais diferenças. Só falta mesmo experimentar...
Até a próxima!
Ana.
PS: Falaremos mais sobre receitas e sabores de cupcakes e muffins em breve. Aguardem !!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirLegal Dri! Obrigada. Bjo :-)
Excluir